Para quem acha que mineração é sinônimo de progresso, desenvolvimento, vida melhor, a pandemia, infelizmente, mostrou ao contrário.
Em Juruti, município minerador, prefeito Henrique Costa (PT), acometido de COVID-19, precisou de leito de UTI, com respirador, mas no município não tem, na região não existia vaga, para não vir a óbito, foi transferido para Manaus, onde está internado se tratando.
Na ausência do titular, assumiu o vice-prefeito West Lima, do MDB, e tão logo sentou na cadeira exonerou todo o primeiro escalão do governo.
Moradores dos demais municípios mineradores do Pará também enfrentam problemas com vagas em leitos de hospitais, enquanto a Vale faz propaganda nos meios de comunicação, elogiando seus feitos, que ninguém sabe e ninguém viu.
O Prefeito de Juruti já está se recuperando, segundo informes, deve voltar a assumir o cargo na próxima semana e readmitir todos os auxiliares, mas a imagem ruim do vice-prefeito ficará e pesará contra o MDB, partido do atual governador, nas eleições municipais.