Eu sou Amazônia

Quantas vezes você ouviu dizer que o progresso era bom e ele precisava chegar à Amazônia.

Ele nunca chegou!

Não há progresso em garimpo, desmatamento, grandes projetos minerais, pastagem no lugar de árvore, desmatamento, poluição de rios, periferias não urbanizadas, cadeias lotadas, violência e mortes.

Não!

O modelo de progresso que até hoje se pratica e que é apoiado por governos e políticos, já destruiu 17% da floresta e fez a desgraça de povos indígenas, ribeirinhos, pescadores, agricultores familiares, muitos dos quais, expulsos de suas terras, hoje sofrem nas periferias das cidades, sem habitação adequada, sem urbanização, sem saneamento e sem emprego digno.

Como essa síntese extraída da realidade de quem vive aqui e do documento “Amazônia: novos caminhos para Igreja e para Ecologia Integral”, assinado pelo Papa Francisco, iniciamos a Semana do Meio Ambiente.

Nesta semana, quero te convidar a refletir sobre o modelo de desenvolvimento excludente e predatória que destrói a Floresta e seus ativos ambientais, para enriquecimento de poucos e a desgraça da imensa maioria, com perdas de vidas humanas, de muitas espécies, de biodiversidade e cultura.

A Amazônia e a humanidade correm grande perigo se este modelo não for parado agora. Estamos perdendo o sistema regulador do clima. Mais grave, porém, ainda pode estar por vir.

Quanto mais estes predadores penetram em lugares desconhecidos em busca de lucro, liberarão vírus, que até hoje provocaram endemias, mas que podem sair desse patamar e dessas fronteiras locais, ameaçando a humanidade com pandemias de efeitos nunca vistos.

Sua contribuição, seus comentários, suas opiniões, vão formar uma grande corrente de amor pelos povos e pela floresta.

Espalhe a hashtags #EuSouAmazônia

4 comentários em “Eu sou Amazônia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s