Lula e Serra: por que a política vira caso de polícia?

Por que muitos políticos brasileiros, de partidos os mais diversos, usaram desviar recursos públicos e se envolver em esquema de corrupção?

Políticos com passado honrado, com propósitos dignos e projetos louváveis cederam ao poder do dinheiro, abandonando a ética e partindo para compra de mandatos populares.

Defendo que todos paguem pelos seus crimes, mas o motivo que os levou a tocar de lado, precisa ter uma explicação.

Meu palpite é que o sistema político, a desigualdade social, além, claro, das condutas individuais, precisam de um olhar mais atento.

Sempre haverá humanos cometendo algum tipo de desvio de conduta, por isso devemos trabalhar para ter sistema capaz de detectar, impedir e punir.

O sistema político precisa ser reformado, criando filtros para que as pessoas que entram na política apenas por interesses pessoal e com vida pregressa que sinaliza para desvio de conduta sejam barradas.

O sistema deve oferecer ao escrutínio popular as melhores opçõesde de cada matiz ideológica, aliado a competência para o cargo e vida digna.

Sei que é difícil uma reforma política perfeita, ainda mais que os atuais políticos, escolhidos pelo sistema em vigor, nem de perto estão a altura desta missão

Penso que uma tarefa assim, deveria partir de instituições respeitáveis da sociedade, mas estas instituições vem fugindo das suas responsabilidades

As denuncias de corrupção e prisões de pessoas importantes no Brasil tem feito um desserviço à política, afastando dela pessoas de bem e atraindo cada vez mais oportunistas.

A política é o melhor meio de melhorar a sociedade e devemos trabalhar para melhorar esta imagem para que as novas gerações e os melhores filhos de nossa sociedade queiram gostar de fazer a boa política.

2 comentários em “Lula e Serra: por que a política vira caso de polícia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s