Auxílio Emergencial

Auxilio Emergencial

Embarquei na balsa Ana Camila, em Prainha, com destino a Santarém. Era final de tarde e o sol baixava, belo, no horizonte, escrevendo um risco dourado nas águas barrentas do Amazonas.

O barco estava carregado de peixes, vasilhames de bebidas, até um motor de centro embarcou. Embarcou na comunidade de Purus, enfrente a Cidade.

As pessoas vem a bordo e logo procuram um lugar para armar a rede. Os espaços são bem disputados. Mas sempre cabe uma rede rendada e de cores fortes. Cada rede, uma identidade. Acho que é não se perder na madrugada e deitar na rede alheia. Já pensou?

Assim que o barco desatracou e iniciou a viagem, o cozinheiro começou servir uma sopa quente e cheia de pedaços de carnes, massas e legumes. Geralmente colocam farinha, mexem e comem. É. Elas comem a sopa. O verbo é esse mesmo. Aqui não se toma sopa.

Depois de forrar o estômago, alguns passageiros se dirigem a área de lazer que fica o terceiro passadiço. Lá tem um bar e lanchonete. Vende cerveja, refringente, misto quente e tira-gostos de saco, crocante e carregado no sódio.

Uma grande caixa de som, toca músicas bregas, com letras fortes, tipo “a galera do interior é foda”

Fiquei um pouco ali, quieto, apenas ouvindo. O papo recorrente era o auxilio emergencial. Uma boa parte dos passageiros que ficam nas redes conversando ou que bebiam cerveja pegando um ventinho e olhando o céu estrelado de setembro falavam em receber alguma parcela do auxílio emergencial. Um disse, “a grana é da minha patroa”.

Nem falei pra vocês. Desculpem. Em Prainha não tem Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banpará ou agência lotérica. Por isso vão a Santarém receber este benefício do programa oficial de socorro por conta da pandemia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s