É Círio, outra vez

Eu sempre me preparo para o Círio. Isto já se vão mais de 60 anos. Conheço tudo da Festividade. Todos os passos. Todos os momentos, tenho de cor e salteado. Este ano, ainda não sei o que fazer. Estou perdido. É como se me encontrasse no meio do mar, sem bússola, sem as estrelas e sem rumo.

Minhas primeiras lembranças da Festa vem do papai vestido de branco, roupa de linho, engomada no ferro a carvão, pés descalços, nos levantando no ombro, ali na Praça dos Estivadores, em frente a Folha do Norte, mirando os galpões da antiga SNAPP, que encobriam a vista para Baia do Guajará, para vermos a passagem da Berlinda, com a Santinha, quando a sirene tocava e os fogos pipocavam ensurdecendo e levantando uma nuvem com cheiro de pólvora queimada.

Quando os fogos silenciavam, os alto-falantes da Rauland voltam a ser ouvidos e o povo retomava a marcha, com seus potes de água e os alguidares de cheiro cheiroso, rumo a subida da Presidente Vargas. Papai cortava caminho pela Primeiro de Março, para boiarmos depois da Berlinda e seguir para o Guamá de ônibus.

Não íamos até a Basílica. A visita a Santa faríamos depois, junto ao tradicional passeio no largo de Nazaré.

Em outubro sempre me desperta sentimentos vindos do cheiro da cidade e do próprio Círio. Cheiro de maniçoba. Cheiro de tucupi. Cheiro de pessoas. Cheiros de fé.

Eu ainda estou incrédulo como foi que um minúsculo ser, passado de um animal para um humano, lá na China, teve a força de mudar o Círio aqui no norte do Brasil.

Esta semana, a semana do Círio está sendo estranha na minha vida. Já comprei maniva. Comprei e vamos fazer a maniçoba para o almoço de domingo. Será o primeiro sem o Seu Hildebrando, meu sogro, falecido antes da pandemia.

Quando estava me preparando para ter um domingo sem ele na sala da minha casa, o que já era bem difícil, veio este tsunami que varreu uma tradição que começou em 1793.

Vou manter a fé. Vou evitar aglomerações. Vou seguir a programação oficial e reconheço o esforço dos Padres Barnabitas e da Diretoria da Festa. Mas que vai ser duro passar por esta provação, tenho certeza que vai.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s