Republicanos, Trump e Bolsonaro representam pessoas

As apurações das eleições americanas seguem e o resultado ainda não pode ser cravado. Até aqui, Joe Biden está ligeiramente à frente.

Olho para o mapa dos EUA e vejo que os cidadãos urbanizados são Democratas. Os que moram em região rural, são republicanos.

O Brasil, daqui a pouco vai as urnas também. Dia 15 de Novembro estaremos escolhendo nossos prefeitos e vereadores. O eleitor nem está ligando o seu voto de agora com a próximas eleições gerais, quando terá que escolher reeleger o presidente Jair Bolsonaro ou mudar a rota política do país.

Os partidos e os políticos, no entanto, sabem que as urnas municipais serão uma prévia do futuro do país. As forças políticas se reorganizam de baixo pra cima. Quem ganhar as capitais e as grandes e médias cidades, terá força para pensar ou participar ativamente dos destinos do país.

O que importa é saber que o voto representa a visão de mundo das pessoas. São valores que o eleitor deseja preservar. Este valores são simbolizados pelos projetos apresentados pelos políticos. Trump representa estes valores. Bolsonaro também representa valores de brasileiros.

A classe política deve saber dialogar com aquilo que sonham as pessoas. Ficar irritado com quem escolhe o Trump ou o Bolsonaro como símbolo representativos dos valores que elegem como prioridades para suas vidas não ajuda. O melhor é entender quais são esses valores e porque são tão importantes para estas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s