O Brasil precisa encontrar seu Joe Biden e sua Kámala Harris

O Brasil precisa encontra os seus valores democráticos e o seu Joe Biden e sua Kámala Harrius para virar a página do ódio e construir um pais forte, justo e ambientalmente sustentável.

A vitória de Joe Biden e de Kámala Harris foi a vitória da democracia americana. Foi a vitória dos valores de uma país construído em cima de pilares seguros. Foi a vitória dos negros e das mulheres, mulheres como a vice-presidente Kámala Harris, a coordenadora de campanha Jean O ‘Malley e a ativista da Georgia, Stacey Abrams. A sociedade americana presa e defende este valores, por isso, qualquer que seja a ideologia, qualquer que seja a bandeira política, deve respeitar primeiro os valores sob os quais repousam o espirito cívico do povo, da verdadeira nação.

Quais os valores cívicos da sociedade brasileira?

O povo brasileiros escolheu Jair Bolsonaro para presidente do nosso país, acreditando que este senhor, na presidência, preservaria valores da família, da pátria e das liberdades, pelo menos era isso que clamavam os que empunhavam sua bandeira. Mas o que ele fez foi dividir ainda mais um país tão dividido. Pregou o ódio. Governo para os seus. Foi irresponsável com a saúde pública. Estimulou o machismo e a homofobia.

Nossa sociedade brasileira é diversa, plural, mas com muitas feridas abertas, deixadas por diversos episódios históricos mal resolvidos.

Temos a questão de pobreza e desigualdade gritantes. Somos equiparados a país extremamente pobres em termos de índice de desenvolvimento humano. Esta chaga, como se fosse uma veia aberta no Brasil, é responsável por cadeias cheias, pela violência urbana, por ausência de democracia.

Outras grande ferida aberta é a questão racial. O Brasil é constituído de maioria miscigenada, descendentes de indígenas e negros. Porém, esta população sempre foi tratada com discriminação e vive a margem de tudo.

A violência e a discriminação de gênero é uma dura e triste realidade no nosso país. A violência doméstica, com um estupro a cada 08 minutos, a maioria de meninas de até 13 anos. A homofobia como uma doenças terrível que ataca os mais vulneráveis desta nossa sociedade de dominação branca e machista, nos faz muito mal.

Se, olharmos o Brasil, ainda veremos fome, analfabetismo, isolamento digital e uma enorme desigualdade regional.

O Brasil não fez reforma agrária. O Brasil não trata corretamente os povos indígenas e populações tradicionais. O Brasil não sabe cuidar de suas riquezas ambientais, distribuídas e cinco biomas, sendo a Amazônia a mais sofrida por ataques da ganância de pessoas e empresa em busca de madeira, minério e terra.

Um país com tantos problemas, precisa de líderes políticos que unam a nação e trabalhem sempre em busca do consenso. O Brasil manteve-se gigante até aqui, mas a união territorial ainda é mantida a ferro e fogo. Unir o país em prol de resolver nossas feridas internas, buscando aperfeiçoar e fortalecer nossas instituições e a nossa democracia é a prioridade.

Jair Bolsonaro foi uma resposta a direita, contra o extremismo de esquerda e a contra os desmandos da velha política enganadora. Uma resposta que acirrou ainda mais nossos conflitos internos. Agora é hora de passarmos por isso e virar a página. Devemos encontrar o nosso Joe Biden e a nossa Kámala Harrys e com eles festejar a vitória de um novo tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s