Eleições das mesas das câmaras municipais precisam ser transparentes e sem mutretas.

Quem controla a câmara municipal manda na cidade, junto ou contra o prefeito, para o bem ou para o mal dos cidadãos.

Depois de tomar posse, os novos vereadores partem para escolher os membros da mesa diretora e das comissões de trabalho das câmaras municipais.

O cargo de presidente da mesa e o de presidente da comissão de justiça são os mais importantes nas câmaras, por isso disputados, as vezes, com golpes cinematográficos.

O Prefeito é o chefe do poder executivo e seu mandato deve ser fiscalizado e controlado pela câmara dos vereadores em nome da população.

Para o prefeito, controlar a câmara, elegendo aliados para os postos chaves, significa anular os olhos da população sobre os gastos públicos, sobre as prioridades e sobre a eficiência dos serviços públicos.

Também, por outro lado, ter inimigos na condução do legislativo, faz o prefeito ficar travado na execução do seu plano de governo. Restando-lhe duas opções, quando isso acontece: enfrentar e correr risco ou ceder a chantagens de vereadores corruptos.

Nem uma coisa, nem outra.

O bom é que o poder legislativo tenha autonomia e uma relação harmônica, de respeito as leis e a vontade do povo, deixando o prefeito trabalhar, fiscalizando seus atos com responsabilidade.

O povo, infelizmente, não tomará conhecimento dos bastidores destas disputas. Desconfiam que vai ocorrer muita mutreta, negociata, toma lá, dá cá, tudo as escondidas e sem a transparência que uma boa democracia necessita.

Falta ao nosso povo o exercício de cidadania. Devem exigir que os vereadores, representante político, preste contas dos seus atos e deixem claro como estas negociações estão sendo feitas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s