O Covid-19 mata e a vacina é a única saída.

As vacinas que previne a infecção pelo coronavírus foram desenvolvidas e já estão sendo aplicadas em pessoas de mais de 50 país. Os dois Papas já tomaram. A Rainha Elizabeth tomou. Profissionais de saúde estão sendo vacinados.

A vacina é o que nos ajudará a passar por esta crise humanitária, que atinge com mais força as pessoas mais vulneráveis, dando tintas de realidade ao bordão popular que sabiamente ensina: a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.

É por estes mais pobres que devemos nos mobilizar e nos vacinar, porém, e lamentavelmente, grupo minoritários, pessoas de má-fé, seguem nas redes sociais espalhando mentiras em torno da vacina.

Não satisfeitos em dizer que a vacina era comunista, que causava transformação física ou tinha efeito colaterais terríveis, desmentidos pela ciência, estes grupos agora apelam para o problema moral e ético. Através de fake news, espalham que as vacinas estão sendo produzidas a partir de fetos abortados.

A ciência, neste momento difícil, além de pesquisar medicamentos e desenvolver imunizantes, ganham o trabalho extra de explicar e desmentir os maldosos.

O Vaticano se viu obrigado a se pronunciar sobre o caso, comunicando que considera moralmente aceitável o uso de vacina para COVID-19. As células foram retiradas de fetos provenientes de abortos legais, nos anos de 1972 e 1985, dos rins e da retina, cultivada em laboratórios para produção de material usada em vacinas, dentre os quais os que protegem de catapora, rubéola e hepatite. Não são utilizados fetos na produção de vacinas, mas materiais derivados deles.

Para o Vaticano, usar estes materiais para produção de imunizantes, nem de longe constituiu legitimação da prática de aborto.

Nas últimas semanas, começou a ser compartilhada em redes sociais e aplicativos de mensagens uma suposta notícia, que mistura informações verdadeiras e afirmações imprecisas ou falsas, para denunciar que as vacinas em desenvolvimento para covid-19 “usam células de fetos abortados, segundo especialistas”.

https://www.bbc.com/portuguese/geral-53533697

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s