
Em uma loja de eletrônicos, o moço me perguntou se eu queria uma sacola para levar o cabo HDMI, que acabará de comprar. Rebati na hora. “Não precisa, já está embalado e eu sou do PV.”
Aproveitei para explicar o mal que fazem os plásticos para o meio ambiente e para os seres vivos. Não deixo passar estas oportunidades para convencer as pessoas que precisamos cuidar do Planeta.
No caso da sacola ofertada pelo vendedor, tive a oportunidade de mostar que os polímeros sintéticos nunca se destróem, seguem fazem mal ao mundo por séculos.
Quer saber mais sobre plásticos, acesse: https://youtu.be/3jIcQuGgQ6I
Uma pessoa presente, que logo percebi ser um pescador, cliente da loja, observava minha conversa com o vendedor, foi se aproximando do balcão, pediu para falar. Sua fala confirmou a durabilidade dos plásticos e como este produto vem afetando os peixes.
Aquele senhor simples do povo, empregando algumas palavras com a gíria dos homens do mar, nos contou que quando pescava em alto mar, a tripulação do barco em que trabalhava capturou um tubarão de 600 quilos. Quando abriram a barriga do peixe, encontraram, envolto nos órgãos internos, sacolas plásticas intactas, disse ainda que o peixe também estava preso a uma cinta plástica.
O vendedor e todas demais pessoas que ouviram aquela história, elogiaram a lei estadual que proibiu as sacolas em supermercados.
Foi um momento de
Educação Ambiental que valeu a pena para quem estava lá, mas outros precisam saber o quanto o plástico faz mal as pessoas, aos demais seres e ao meio ambiente.