Prefeitura autoriza a construção e funcionamento de Atacadão no Portal da Amazônia

Uma cidade para ser boa deve ser planejada visando o bem-estar das pessoas que nela moram, trabalham e vivem.

Quem planeja a cidade é a prefeitura. É a prefeitura que autoriza as atividades humanas de acordo com as leis aprovadas pela Câmara de Vereadores.

As leis mais importantes são: Estatuto das Cidades. Estatuto da Metrópole. A Lei Orgânica. A Lei dos Uso do Solo. A Lei do Zoneamento Urbano. O código de posturas municipal e as leis ambientais.

Através da aplicação correta destas leis, no momento da autorização das construções e licenciamentos, a Prefeitura organiza os espaços urbanos, delimitando onde ficará as áreas residenciais, as áreas comerciais, as zonas mistas, as áreas de lazer, permitindo um bom fluxo de trânsito, serviço de transporte e qualidade de vida para os moradores.

Dito isto, falo do Portal da Amazônia e Mangal das Garças, áreas destinadas ao lazer e ao turismo em Belém. Escolhida assim por estar no entorno da área de preservação do sítio histórico e as margens do rio Guamá.

Será que é de acordo com um planejamento urbano a Prefeitura autorizar a construção e funcionamento de um mega supermercado de varejão? O fluxo de pessoas e veículos, incluindo caminhões de abastecimento ajudarão ou atrapalharão os equipamentos de lazer e turismo? Comprometerão o conjunto histórico da Cidade Velha?

Sem levar em conta o que é bom para a cidade, a Prefeitura de Belém aprovou e autorizou um supermercado gigante para atender milhares de pessoas e inúmeros portos ao longo da extensão do rio Guamá, com um imenso fluxo de veículos e pessoas.

Se você fosse ouvido e tivesse direito de manifestar a sua opinião como morador de Belém, você permitiria que este estabelecimento comercial atrapalhasse a importante área de lazer da cidade e comprometesse o sítio histórico de Belém?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s