Uma cidade para ser boa deve ser planejada visando o bem-estar das pessoas que nela moram, trabalham e vivem.
Quem planeja a cidade é a prefeitura. É a prefeitura que autoriza as atividades humanas de acordo com as leis aprovadas pela Câmara de Vereadores.
As leis mais importantes são: Estatuto das Cidades. Estatuto da Metrópole. A Lei Orgânica. A Lei dos Uso do Solo. A Lei do Zoneamento Urbano. O código de posturas municipal e as leis ambientais.
Através da aplicação correta destas leis, no momento da autorização das construções e licenciamentos, a Prefeitura organiza os espaços urbanos, delimitando onde ficará as áreas residenciais, as áreas comerciais, as zonas mistas, as áreas de lazer, permitindo um bom fluxo de trânsito, serviço de transporte e qualidade de vida para os moradores.
Dito isto, falo do Portal da Amazônia e Mangal das Garças, áreas destinadas ao lazer e ao turismo em Belém. Escolhida assim por estar no entorno da área de preservação do sítio histórico e as margens do rio Guamá.
Será que é de acordo com um planejamento urbano a Prefeitura autorizar a construção e funcionamento de um mega supermercado de varejão? O fluxo de pessoas e veículos, incluindo caminhões de abastecimento ajudarão ou atrapalharão os equipamentos de lazer e turismo? Comprometerão o conjunto histórico da Cidade Velha?
Sem levar em conta o que é bom para a cidade, a Prefeitura de Belém aprovou e autorizou um supermercado gigante para atender milhares de pessoas e inúmeros portos ao longo da extensão do rio Guamá, com um imenso fluxo de veículos e pessoas.
Se você fosse ouvido e tivesse direito de manifestar a sua opinião como morador de Belém, você permitiria que este estabelecimento comercial atrapalhasse a importante área de lazer da cidade e comprometesse o sítio histórico de Belém?
Quem vive de passado é Museu.
Atacadão é um mercado muito mais em conta do que lider, formosa e Nazaré.
Seja bem vindo atacadao.
CurtirCurtir
Sou da seguinte opinião, se já deixaram construir, agora deixem inaugurar, isso vai gerar mais emprego, as orlas sempre abandonadas pela prefeitura e agora querem se importar? Se manque, ou vcs querem que eles retirem todos os empreendimentos do grupo aqui de Belém?
Pra isso tá acontecendo ALGUM DONO DE SUPERMERCADO AQUI DE BELÉM, ESTÁ COM MEDO DE PERDER CLIENTES PRA CONCORRÊNCIA.
CurtirCurtir
Porque não deixar a empresa Atacadão seguir com seu funcionamento,já que esta gerando renda e empregos , eu, por exemplo, tive que ir p outro estado buscar emprego pq senti dificuldade de consegui um trabalho em Belém. Então pq embargar se isso só vai ajudar a muitas famílias e a economia. Só pode ter outro jogo de interesses da prefeitura p proibir a inauguração do supermercado atacadão. Isso é um total absurdo com as pessoas que estão buscando melhoria de vida.
CurtirCurtir