Hora do Planeta

Logo mais a noite, 27/03, começando as 20h30, você, se puder, apague as luzes de sua casa por uma hora. É um gesto local que tem impacto global. Muitos vão fazer isso no Planeta, pelo Planeta. É um gesto simbólico para lembrar o quanto podemos, coletivamente. Uma hora de pouca energia e poucas atividades diminui as emissões de gases de efeito estufa.

Os gases de efeito estufa, oriundo das atividades humanas, principalmente do uso dos combustíveis fosseis, da decomposição de material proveniente dos resíduos, do desmatamento, têm alterado o clima do no Planeta e provocado mudanças significativas no clima geral da Terra.

O modelo de desenvolvimento, baseado na produção e no consumo acelerado de bens que viram resíduos em um tempo muito curto, mas consomem muito recurso natural, é um modelo insustentável. Um modelo que ao longo de sua trajetória da produção ao consumo produz impactos, num velocidade que a natureza não é capaz de suportar.

O Planeta pede socorro, mas as agressões seguem em ritmo acelerado. Os cientistas alertam, mostram os números. Os números não param de subir. Os efeitos estão por todas as partes. Mesmo as pessoas mais simples e mais humildes, estão notando que o clima do Planeta mudou.

O Planeta precisa de gestos concretos. Uma hora por ano é pouco, mas é um desses gestos que demonstra a vontade de mudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s