
Você sabia que vizinho do “Lixão de Marituba” tem um parque ambiental criado para abrigar especies de animais, bichinhos, os pets de Deus, alguns ameaçados de extinção? Por isso é que ele nunca podia ter sido licenciado e muito menos ter sua existência prorrogada.
Para não fecha-lo no dia 31/05/2021, antes de bater o martelo, é fundamental uma revisão completa no processo de licenciamento ambiental, com a convocação dos pesquisadores do Museu Emilio Goeldi, para avaliar os danos a REVIS – Refúgio de Vida Silvestre.
“Os estudos de fauna não foram insuficientes e o relatório consolidado demonstrou que a área do empreendimento abriga, até o momento, 33 espécies de anuros, 24 espécies de répteis, com destaque para o registro de 12 indivíduos de tracajá (Podocnemis unifilis), o qual consta como vulnerável na IUCN e lista do IBAMA, 118 espécies de aves e 17 espécies de mastofauna, com destaque para ocorrência de indivíduos de sagui-uma (Saguiunus niger) registrado como vulnerável na IUCN e categoria preocupante na CITES.” (relatório da Semas durante o processo de Licenciamento Ambiental)