Vergonha alheia: Restaurante paraense compra “Filhote” de fornecedores de outros estados.

No Pará, o incrível acontece. Um renomado chefe de uma grande cozinha de Belém, confessou-me que compra o filhote e outros peixes que consome, fora do Pará.


De primeira, duvidei da informação. Mas ele, que usa toneladas de proteínas nos pratos que serve, confirmou esse incrível absurdo.

O Brachyplathystoma filamentosum, popularmente conhecido como “Filhote”, quando jovem e “Piraíba” quando adulto, pesando mais de 60 kg, é um peixe típico da bacia Amazônica, sendo bastante encontrado na costa do Marajó e o Pará é seu maior produtor.

Continuei duvidando da história. Comprar Filhote em outro estado sendo o Pará o seu maior fornecedor? Como pode?


O Che então me explicou: disse que é melhor servido em qualidade e preço quando compra de fornecedores de outros estados. A compra na famosa Pedra do Peixe é muito trabalhosa, com preço mais alto e nem sempre de boa qualidade.


Isso tem uma razão, o governo do Pará, montando por quatro anos em um palanque eleitoral populista, não investe na melhoria da produção local, não tem dados sobre a economia da pesca, muito menos sabe qual é estoque pesqueiro local.

O Pará vive seu pior momento em termos de melhora no padrão economico e planejamento de futuro. Não adianta fazer congresso, falar em bioeconomia, participar da conferência do Clima, se na prática não se constrói e nem se aposta e mudanças em direção a uma economia solida, baseada na sustentabilidade e na distribuição de renda, valorizando os produtos e produtores locais.

O Orçamento Fiscal do Pará para 2022, com receita prevista de R$31,3 bilhões, reservou para investimentos em pesca, apenas R$ 19,3 milhões, menos de 1%. Uma brincadeira de mau gosto para um setor tão importante da nossa economia.

Sem investimento em uma política decente de pesca, o Pará continuará amargando histórias terríveis como essa contada, muito envergonhado, pelo renomado chefe de cozinha paraense.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s