Regras eleitorais não são democráticas

Começou o período de convenções partidárias.

Momento em que os partidos escolhem candidatos

Nesse e em outros atos importantes o povo não mete seu bedelho.

Mudar as regras e transforma-las em transparentes e democráticas é mais importante que voltar o voto impresso ou questionar a integridade das urnas eletrônicas.

Por que ninguém da cúpula política quer que mudanças no sistema políticos aconteçam e o torne mais acessível ao eleitor?

Nas convenções o sistema filtra e evita que indesejáveis alcance o direito de se apresentar ao povo como alternativa.

A maioria dos atos eleitorais, incluindo os mais importantes e decisivos, são atos internos aos partidos e seus caciques ou a Justiça Eleitoral.

É importante que todos saibam, que pelas regras eleitorais brasileiras, ninguém alcança um cargo eletivo se não for por meio dos partidos políticos.

A partir do dia 16/08, quando oficialmente começam as campanhas eleitorais, embora, na prática, as campanhas estão de vento em popa, o eleitor sentirá que o sistema político, não democrático, lhe deixou as piores opções de voto.

O eleitor verá, ao conhecer os nomes dos candidatos, que o sistema reservou vagas apenas para reeleger quem já está nos cargos, para mães, esposas, filhos, amigos dos caciques e das velhas raposas.

Diante de opções tão ruins, o resiliente povo brasileiro, entra no jogo e vota segundo critérios nada ortodoxos, escolhendo por métodos pragmáticos, sendo acusado de não saber exercer o direito ao voto consciente.

A sociedade, através de lideres populares e imprensa, pode mudar esse jogo de cartas marcadas, exigindo regras verdadeiramente democráticas, capaz de selecionar os melhores e mais preparados cidadãos para exercer os cargos políticos através do voto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s