A Capela Pombo está tombando

A Capela de Nosso Senhor dos Passos, também chamada de Capela Pombo, localizada na Travessa Campos Sales, no centro de Belém, vai cair. A proprietária do prédio histórico, obra do arquiteto Antônio Landi, é a Universidade Federal do Pará, que não tem verbas para recupera-la, ainda mais depois dos cortes orçamentários e financeiros feitos pelo Presidente Bolsonaro.

A Capela Senhor Bom Jesus dos Passos, ou do Senhor dos Passos, também conhecida como Capela Pombo, é uma igreja católica particular, edificada em aproximadamente em 1784 pelo português senhor de engenho e coronel Ambrósio Henriques da Silva Pombo, anexa à sua propriedade, situada no bairro do Comércio na cidadeparaense de Belém (estado brasileiro do Pará).[1]

Quem se importava com as obras do arquiteto italiano Landi era o coordenador do Foro Landi, Flávio Nassar. Após o seu falecimento, aos 69 anos, temo que a Capela Pombo não tenha mais defensores, até porque os novos arquitetos formados pelas nossa universidades embarcaram no modernismo da arquitetura descartável.

O último suspiro da Capela Pombo poderá ser ouvido e atendido por um único homem público dessa terra, o prefeito, arquiteto e urbanista Edmilson Rodrigues, que tem formação e conhecimento suficiente para valorizar essa obra histórica.

A Lei Orgânica de Belém tombou o centro histórico onde a Capela se localiza, mas esse tombamento não está respeitado. Caberia ao presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador John Wayne, encarnar seu homônimo famoso, no filme “A Lei da Coragem”, e mandar que se cumpra o que está escrito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s