Os eleitores que estão nas filas do auxílio emergencial precisam mais que simples esmola

Quando vi a multidão arriscando a vida para receber o auxílio emergencial, refleti sobre o número de inscritos e os critérios para acessar o valor de três parcelas de R$600,00.

A partir daí, fiz um paralelo com o voto. Pensado no inscrito e nos seus dependentes, temos quase 100 milhões no universo de pobres e miseráveis, com cerca de 35 milhões de eleitores.

Se essas pessoas arriscam a própria saúde e até a vida para garantir o mínimo, imaginei, o que fazem com seus votos, uma moeda que pode ser trocada por uma vantagem rápida, que alivia um pouco os apertos da vida?

Os mais pobres escolhem o candidato em quem votarão com muita carência material e pouquíssimas informações seguras sobre o passado do escolhido e sobre o processo eleitoral. Dois fatores poderosos que derrubam a qualidade da nossa democracia.

Enquanto houver pobreza e desigualdade, sinto dizer, não haverá cidadania e voto consciente.

A pessoa que entrar para um partido político e se dispuser a disputar um cargo eletivo deverá se comprometer em mudar essa realidade se realmente estiver interessado na construção de uma sociedade justa, socialmente equilibrada e ambiental sustentável.

Caso contrário, será mais um neste faz de conta, onde a escolha não é livre e nem manifestado pela autonomia de vontade.

Democracia é sinônimo de assembléia de cidadãos conscientes, que exercem a liberdade plena de suas escolhas tendo garantido o direito a vida com dignidade.

O Brasil nunca vai ser uma democracia enquanto estiver um número tão grande de nacionais na fila dos programas sociais indispensáveis à sobrevivência.

Fila e aglomerações na CEF de Bragança, Pará

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s